Moradores de baixa renda vão ganhar casa
O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, realizou uma vistoria na obra das 42 casas que estão sendo construídas para a população de baixa renda nos bairros Jardim Burundanga, Sócrates Rezende, Antônio Osório, João Fonfon e Cidade Nova. Acompanharam o prefeito na visita, o secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, e diretores da secretaria e representantes da empresa construtora.
A construção das unidades habitacionais faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem como agente financeiro o Grupo Financeiro Família Paulista Crédito Imobiliário S.A., com recursos do governo Federal. Cerca de 80% das obras estão concluídas e, segundo a Carvalho Construtora, a casas estão em ponto de telhado e de acabamento.
Um grupo de 14 casas estão sendo construídas no Jardim Burundanga (conjunto habitacional), enquanto outras 28 unidades habitacionais estão localizadas nos bairros Sócrates Rezende, Antônio Osório, João Fonfon e Cidade Nova. Essas casas beneficiam famílias que ainda vivem em barracos sem nenhuma estrutura e que agora passarão a viver em condições de dignidade.
Explica o prefeito Almir Melo que novos projetos de construção de unidades residenciais para a população em situação de risco e vulnerabilidade já foram planejados. “Inicialmente, realizamos o cadastramento da população da sede e interior, para podermos mensurar a demanda e elaborar projetos de acordo com as necessidades localizadas”, ressaltou.
A Prefeitura de Canavieiras aguarda apenas a abertura de recebimento das propostas pelo Governo Federal, através do programa Minha Casa, Minha Vida 3, em fase de estruturação. “Assim que o Governo Federal passar a receber as propostas, Canavieiras já estará com toda a documentação necessária pronta, inclusive os projetos de engenharia, para serem apreciados e possivelmente liberados”, diz Almir Melo.
Casas em assentamento – Outros projetos de construção de casas populares se encontram em tramitação, a exemplo das 48 unidades habitacionais que serão construídas no Assentamento Canaã II, com recursos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Segundo Almir Melo, o valor de construção de cada uma dessas casas está estipulado em R$ 28.500,00, e serão utilizados materiais de primeira qualidade.
Além da construção das unidades habitacionais, a parceria firmada entre a Prefeitura de Canavieiras e o Governo Federal, através do Incra, também vai trazer outros benefícios para aquela comunidade. Dentre os programas contratados estão o Água para Todos, Luz para Todos, e demais obras de infraestrutura.
Para viabilizar a implantação dessa infraestrutura, a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, já iniciou o levantamento das condições atuais da estrada vicinal que dá acesso ao Assentamento Canaã II, na região do Estreito. O projeto está sendo realizado por solicitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e tem o objetivo de proporcionar condições para o transporte de material de construção pela estrada vicinal existente.